quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Bate papo com Lino Rocca


Baixada Encena/2012 - Esta ideia faz a diferença!

Nove cidades representadas

Mais de 2.000 espectadores
Mais de 100 artistas da região envolvidos
Mais de 25 postos de trabalho diretos
Destaque em todo Estado do Rio de Janeiro
Abrangente mídia espontânea
Sucesso Total!!

Bate papo com Lino Rocca

Por que organizar uma Mostra de Teatro na Baixada Fluminense?

                Na realidade a questão é: por que não realizar uma Mostra de Teatro da Baixada Fluminense? Normalmente, a visão predominante é de que só a grande Metrópole produz Cultura de "alta qualidade", pois é o centro do Desenvolvimento. Só que há muito tempo está visão perdeu completamente o seu sentido. Contemporaneamente, não se pode tratar a dicotomia centro x periferia sem uma perspectiva polifônica e dialógica. É quase uma inversão do famoso ditado popular "todos os caminhos levam a Roma", pois hoje, eu diria: "Roma se constitui de todos os caminhos e cada caminho é uma Roma".

              Assim, os grupos que compõem a Rede Baixada Encena produzem sob as mais difíceis condições numa região sem mercado estruturado, com escassez de espaços culturais, total ausência de investimento e política publica para o setor e quase nenhuma identificação do consumidor local com sua produção. O paradoxo é que esses grupos sobrevivem às décadas realizando uma grande quantidade de espetáculos com uma diversidade incrível de linguagens cênicas e estilos artísticos, com alto grau de excelência, sendo reconhecidos mais fora do que dentro. Daí, a nossa luta titânica para aproximar o consumidor local com sua própria produção cultural.

Quais as dificuldades na organização de um evento deste porte na região?

             A maior dificuldade, sem duvida, é o financiamento, pois a concentração de riqueza é uma constante em nosso país. Lutar pela descentralização dos recursos é uns dos alicerces de nossa Rede. Posso utilizar o exemplo dos grandes eventos realizados nos aniversários de nossas cidades que investem verdadeiras fortunas neles, e, ao longo do ano não fazem investimento algum na produção cultural local, deixando nós artistas e produtores a míngua. Apesar disto, é uma ignorância acreditar que a nossa região não tenha capacidade estética e técnica para realizar tais eventos. Só para constar: o segundo lugar com maior número de profissionais na área das Artes no Estado do Rio de Janeiro se encontra na Baixada Fluminense.

Que tipo de público é esperado nos espetáculos?

O nosso publico é heterogêneo tanto na sua faixa social como na faixa etária.  Preferencialmente, valorizamos os jovens, por acreditar na necessidade vital de formar platéia e lideranças sociais.
Quais são os próximos passos para sexta edição? Em 2013 o evento será onde e com quantas peças?
Já estamos trabalhando. A nossa previsão em 2013 são 15 dias de programação. A cidade sede? Bem, isso será uma surpresa. Os parceiros estão aumentando e a Baixada Fluminense caminha em total progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário