sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Romeu e Julieta no Baixada Encena



O texto A História de Amor de Romeu e Julieta, de Ariano Suassuna,  ganhará uma  nova versão com o grupo Cordel com a Corda Toda nesta sexta, dia 30. A Cia. encenará o espetáculo homônimo às 20h, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu. A apresentação faz parte da programação do Baixada Encena, um festival de artes cênicas que até dia 1° exibirá uma peça por dia. A entrada é gratuita.


Cabaré Cultural

A quinta edição da mostra Baixada Encena apresentará, até 1º de dezembro, um espetáculo por dia. A última montagem será a peça “O amor de D. Perlimplim com Belisa no seu jardim”, uma produção desenvolvida em parceria entre o grupo Ceta e a Cia de Arte Popular.

Após a encenação, para finalizar o circuito, os organizadores promoverão um grande  Cabaré Cultural, em que os participantes do Festival ocuparão a Casa de Cultura de Nova Iguaçu com diversas intervenções artísticas. 

Serviço:
“A história de amor de Romeu e Julieta”, com o grupo Cordel com a Corda Toda de Nova Iguaçu
Data: 30/11 às 20h
Local: Casa de Cultura de Nova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro
Faixa etária recomendada: 14 anos
Entrada Gratuita





quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Quinta é dia de teatro para a garotada no Baixada Encena



Quinta tem marmelada? Tem sim senhor!  E desta vez, o picadeiro será montado no Colégio Municipal Monteiro Lobato, em Nova Iguaçu. A oitava atração da mostra de artes cênicas Baixada Encena será o espetáculo “Show do Palhaço Didi”, com a Cia Turma Em Cena. A apresentação, gratuita, reúne um grupo de palhaços que canta, dança e brinca o tempo todo com o público. A performance está marcada para acontecer às 15h.

A atração, gratuita, faz parte do Baixada Encena, um festival de artes cênicas produzido por grupos da região. O Colégio Municipal Monteiro Lobato fica na Rua Professor Paris, s/nº, Centro, Nova Iguaçu.


Críticas por Ediélio Mendonça



Dia 26/11 - “O Inimigo do Povo”,Grupo Código

O espetáculo se apropria de alguns trechos do original para usá-lo não como base, mas como instrumento pra viagem cênica do grupo. O texto de Ibsen (podendo ser considerado verborrágico para os dias de hoje) já tem em si um caráter combativo e de denuncia cuja força das palavras é mais eloquente do que qualquer pantomima possível.

Os 20 minutos finais do espetáculo atingem um nível muito acima da média proporcionando ao público concentração e envolvimento ou quando o elenco em coro canta. Há um tom de protesto tipo “agit pop”, dos anos 60 do sec. XX levado a cena como sermões.

O cenário estético (andaimes) é de grande efeito visual, apesar do excesso de movimentação. As musicas estão dentro da proposta e pontuam as cenas tendo grande apelo popular. O elenco tem tarefa hercúlea de levar a ação, com destaque para o Jorge Braga que faz o Dr. Stockman e atriz Roberta Tavares que faz Dona Carmen e uma jornalista. Mas fica para lembrança a frase do crítico e historiador John Gassner: “O Inimigo do Povo é intrinsecamente uma comédia

Dia 25/11 - “O livro mágico da Emilia”,Grupo Cochicho na Coxia

 A idéia de subverter ou desconstruir as historias ou contos tradicionais infantis é uma ótima possibilidade, mas entre a realização e a proposta fica um caminho longo que, as vezes, não é bem percorrido. É o caso deste espetáculo que busca certa coerência e não consegue dar cabo da tarefa.

Faltou à equipe entrar na possível proposta do texto, também subvertendo a própria encenação. Mas o que se viu foi um espetáculo com temática infantil bastante anacrônica; com figurinos fracos devendo ser melhorados e um cenário em forma de Tapadeiras que só faz entradas e saídas. O elenco bastante imaturo, faz o que pode, melhorando, um pouco, com a entrada do personagem Gênio (Diego Lessa.) que injeta força na ação.

  Dia 24/11 - “Pária”, Queimados Encena

A ousadia e o destemor de montar um texto de August Stridberg, dramaturgo sueco do Sec. XIX, já é por si só um mérito. Sobretudo, nos dias de hoje, onde muitos “famosos” preferem o “stand up comedy” pra não ter muito trabalho e ganhar mais. O espetáculo, ainda “in progress’, me parece, vem revestido da maior seriedade e maior respeito ao texto. Não conheço o original, mas o que estava em cena conserva muito da obra do referido autor, ou seja, a riqueza do conflito psicológico, o retrato extremado da realidade e a inviabilidade do ser humano.

A montagem ainda esta presa ao palco precisando de alguns acertos aumentando a qualidade do que é o esboço de um espetáculo. Um possível caminho é diferenciar um pouco os 2 personagens seja na postura, no comportamento, no gestual e não apenas no que falam, ou  então, só nos figurinos. Quem sabe colocar o texto na primeira pessoa o que facilitaria a comunicação, fazendo perder toda a densidade, favorecendo assim uma autenticidade. Os atores, talvez pelo pouco tempo de ensaio, ainda estão recitativos e, às vezes, monocórdios com o texto mais memorizado do que vivido.

O caminho está aberto e só caminhar um pouco mais.

Dia 23/11 - “As artimanhas do grande enganador”,  Cia de Arte Popular

 A competência da Cia de Arte Popular, permanece a mesma neste seu 2 ° espetáculo adulto “As artimanhas do grande enganador” baseado no original “A farsa do Doutor Pathelin” texto medieval de domínio publico. O texto base sempre foi incompleto, pois era passado, oralmente de atores para atores na Idade Média. Nisto, talvez esteja o impasse do espetáculo.

A Direção contida de Tom Pires estabelece um espetáculo de qualidade, onde as excelentes músicas de Beto Gaspari acabam emperrando um pouco a trama. Figurinos e Ambientação satisfatória com elenco cumprindo bem sua função apesar de alguns problemas no canto individual. A destacar Nancy Calixto (Clementina), uma atriz em franca ascensão.

Dia 22/11 - “Pequeno grande Circo Brasil” , CETA – Centro Experimental de Teatro e Artes

De início que fique claro que não é um espetáculo teatral do ponto de vista dramatúrgico, mas sim, um espetáculo circense no palco de um teatro. Feito com uma simplicidade franciscana, quase artesanal, mas de grande qualidade e como dizem os franceses: um “divertissement”.

Quadros no ritmo exato, sem excessos e nem estrelismos, na medida certa sem alongamentos desnecessários.  Quase todos os quadros com gostinho de quero mais.  São artistas e não atores no pleno exercício de seus talentos concisos do dever de realizar o melhor de si. Acrobatas, malabaristas todos brincando nas suas modalidades cientes que ainda tem muita estrada a percorrer, mas já com características daqueles que tem refletor dentro da alma.

Trilha sonora ótima, figurinos coloridos e funcionais só carecendo, às vezes, de maior ritmo na ligação dos quadros. O ótimo final apoteótico no quadro do lixo com uma mistura inusitada de Chaplin com Fellini. Os palhaços bem performáticos com Vânia Santos brilhando como atriz – Palhaça Margarida.

Ediélio Mendonça é diretor, ator e figurinista formado em Pedagogia e Historia das Artes pela UERJ. Foi Professor de Literatura Dramática, História das Artes e História do Teatro Brasileiro no Teatro/ Escola Rosane Goffman e Universidade Estácio de Sá. Premiado em 1976 com Moliere.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Homem é a sétima atração do Baixada Encena




Quarta-feira, 28/11, é dia de teatro no Baixada Encena. O festival levará ao palco da Casa de Cultura de Nova Iguaçu o espetáculo O Homem, da Cia Teatropelo de São João de Meriti. A montagem é uma proposta de questionamento sobre o ser humano, levando em consideração suas dúvidas e fraquezas, usando como base textos de inúmeros autores clássicos e contemporâneos. A apresentação é gratuita é será iniciada às 20h. O endereço da Casa de Cultura  é Rua Getúlio Vargas, 51, Centro.



terça-feira, 27 de novembro de 2012

2ª Semana do Baixada Encena terá novas atrações

A segunda semana do Baixada Encena continua com atrações imperdíveis.  Ainda dá tempo de participar! Confira abaixo a programação:


26/11- Segunda-feira
18h30 – Adulto – “Inimigo do Povo”, com a Cia Código de Japeri
Local: Casa de Cultura deNova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro

27/11-Terça-feira
20h – Adulto – “Hoje avental, amanhã luva”, com a Valeu Produções Artísticas, de Nova Iguaçu
Local: Casa de Cultura de Nova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro

28/11- Quarta-feira
20h –Adulto – “O Homem”, com o grupo Teatropelo de São João de Meriti
Local: Casa de Cultura de Nova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro

29/11- Quinta-feira
15h –  Livre -“Show do Palhaço Didi” com o grupo Turma em Cena de Nova Iguaçu
Local: Colégio Municipal Monteiro Lobato, Rua Professor Paris, s/nº, Centro.

30/11 – Sexta-feira
20h – Adulto – “A história de amor de Romeu e Julieta”, com o grupo Cordel com a Corda Toda de Nova Iguaçu
Local: Casa de Cultura de Nova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro

01/12 – Sábado
20h – Adulto – “O amor de D. Perlimplim com Belisa no seu jardim” produção conjuntaCia de Arte Popular e grupo Ceta
21h – “Cabaret Cultural” confraternização artística
Local: Casa de Cultura de Nova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Casa de Cultura de Nova Iguaçu recebeu Baixada Encena no fim de semana

 
A quinta edição do Baixada Encena continua em cartaz na Casa de Cultura de Nova Iguaçu. Até o dia 1º, grupos da região encenarão um espetáculo por dia, com entrada gratuita no Teatro Sylvio Monteiro. No sábado, dia 24/11, quem subiu ao palco foi o grupo Queimados Encena, com a peça “O Pária”. No domingo, 25/11, a tarde foi da criançada. A Cia Cochicho na Coxia, de Mesquita, apresentou a montagem  “O livro mágico da Emília”.  Hoje, segunda-feira, 26/11, é a vez da Cia Código de Japeri encenar “Inimigo do Povo”.

Na montagem O Inimigo do Povo, a história gira em torno do conflito entre o médico de uma cidade do interior e seu irmão, o prefeito. Ambos discordam das medidas que devem ser tomadas em relação à inauguração de um Complexo de Águas que atrairá investimentos e levará o desenvolvimento à região.
A entrada de todos os espetáculos é gratuita. O Inimigo do Povo será encenado às 18h30.  A Casa de Cultura de Nova Iguaçu fica na Rua Getúlio Vargas, 51, Centro.

Comédia de Machado de Assis é atração do Baixada Encena


No sexto dia de Baixada Encena, quem subirá ao palco da Casa de Cultura de Nova Iguaçu é a  companhia Valeu Produções Artísticas. A montagem “Hoje Avental, Amanhã Luva” conta a história de uma mulher, que por amor a um homem, cria uma trama para separá-lo da namorada. A comédia, de autoria de Machado de Assis, foi publicada originalmente em 1860 e será encenada nesta terça-feira, dia 27.
 
O enredo de "Hoje Avental, Amanhã Luva" gira em torno da provocante Rosinha, criada de Sofia, que por sua vez é a paixão de Durval. A trama se inicia quando o homem chega do interior, após dois anos de andanças, e busca retomar os amores da burguesa. Enciumada e percebendo que Durval deseja apenas os dotes da moça, Rosinha trama um astuto plano para que ele se distancie de Sofia. Assim, Durval perceberia que ela, Rosinha, é a mulher certa para ele. A história foi publicada originalmente na revista A Marmota. 

A apresentação, assim como todo festival, é gratuita e será iniciada às 20h. A quinta edição do Baixada Encena acontece até o dia 01/12 na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, que fica na Rua Getúlio Vargas, 51, no Centro.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O Pequeno Grande Circo Brasil

Mais de 400 rostinhos, ora carinhas de surpresa, ora sorrisos abertos. Assim foi a apresentação do grupo Ceta, que levou para o Colégio Municipal Monteiro Lobato, a montagem "O Pequeno Grande Circo Brasil". A produção, uma homenagem aos artistas dos picadeiros do país, foi o espetáculo de estreia do Baixada Encena. Mas ainda tem muito mais.

Pra quem perdeu, fica o gostinho ( fotos: Acilene Marques).

O Pequeno Grande Circo Brasil, grupo Ceta







Oficina Corpo em Movimento

O primeiro dia de Baixada Encena foi um sucesso. A Oficina Corpo em Movimento, ministrada pelo ator, clown, músico e dançarino Rafael Otoni, contou com a presença de diversos artistas da região. A ideia foi transmitir para os participantes as referências do trabalho de clown e da dança de rua para serem utilizadas nos palcos. No curso, os movimentos em cena foram  misturados ao trabalho do ator, à lateralidade da dança, à música e ao palhaço.

Para dar água na boca de quem perdeu (fotos de Acilene Marques):

Oficina Corpo em Movimento









quinta-feira, 22 de novembro de 2012

As Artimanhas do Grande Enganador no Baixada Encena


A Cia de Arte Popular será o segundo grupo a se apresentar no Baixada Encena. Nesta sexta-feira, dia 23, os atores de Duque de Caxias subirão ao palco da Casa de Cultura de Nova Iguaçu para encenar a peça As Artimanhas do Grande Enganador. O espetáculo é uma sátira aos costumes das classes sociais da França do século XV em que todas as personagens têm condutas questionáveis, inclusive o protagonista. O texto é uma adaptação da peça A Farsa do Advogado Pathelin, de autor desconhecido.

Durante o espetáculo, as personagens cantam, dançam e tocam enquanto revelam seus pontos de vista. A apresentação é gratuita e acontecerá às 20h. A Casa de Cultura de Nova Iguaçu fica na Rua Getúlio Vargas, nº 51, no Centro.



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Pequeno Circo Brasil será o primeiro espetáculo do Baixada Encena


O primeiro espetáculo do Baixada Encena, O Pequeno Circo Brasil, é uma produção do grupo Ceta, de Nova Iguaçu, para homenagear os artistas dos picadeiros espalhados pelo país. A apresentação que acontece amanhã, dia 22,  é gratuita, assim como todo o festival.

O grupo Ceta (Centro Experimental de Teatro e Artes da Baixada Fluminense) foi idealizado pelo diretor teatral Lino Rocca e pela atriz circense Vânia Santos. Sediada em Nova Iguaçu, a companhia é uma organização que busca promover a associação com diversos artistas interessados no “fazer teatral”.

A montagem O Pequeno Grande Circo Brasil, será encenada no Colégio Municipal Monteiro Lobato às 15h. A escola fica na Rua Paris, s/nº, no Centro.



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Faltam apenas dois dias...

Faltam apenas dois dias para Nova Iguaçu se tornar a capital das artes cênicas na Baixada. Na próxima quinta-feira, dia 22 de novembro, terá início a quinta edição do Baixada Encena. Durante dez dias,  montagens realizadas por grupos de diferentes cidades da região serão encenadas no Colégio Municipal Monteiro Lobato e na Casa de Cultura do município. O primeiro espetáculo, O Pequeno Circo Brasil,  é uma produção do grupo Ceta para homenagear os artistas dos picadeiros espalhados pelo país. A apresentação, assim como todo festival, é gratuita. Participe e prestigie a arte da Baixada!


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Já estão abertas as inscrições para as oficinas do Baixada Encena

Além dos espetáculos que o Baixada Encena levará para Nova Iguaçu a partir do dia 22, o encontro também vai oferecer oficinas e workshops. Assim como o festival, os seminários são todos gratuitos. A ideia dos organizadores é fazer um intercâmbio de processos criativos. As aulas também acontecerão na Casa de Cultura, das 9h às 12h. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no próprio local, que fica na Rua Getúlio Vargas, 51, no Centro.

Veja a programação das oficinas:
22/11 – Quinta-feira
Oficina: Corpo em Movimento, com a Cia. Turma em Cena de Itaguaí
Ministrada por Rafael Otoni (Palhaço Gorori )

23/11 – Sexta-feira
Oficina: A Energização do Ator, com grupo Ceta
Ministrada pela atriz Vânia dos Santos

24/11- Sábado
Oficina: A Música como elemento de construção da encenação
Ministrada pelo músico e ator Beto Gaspari

26/11- Segunda-feira
Oficina: O processo de montagem da Cia Queimados Encena, com o grupo Queimados Encena
Ministrada pelo ator Leandro Santana

27/11 –Terça-feira
Oficina: O processo de montagem da Cia Teatropelo, com o grupo Teatropelo
Ministrada pelo diretor Abílio Ramos e membros da Cia

28/11 – Quarta-feira
Oficina: O processo de montagem da Cia Cordel com a Corda Toda, com o grupo Cordel com a Corda Toda
Ministrada pelo diretor Marcos Covask

29/11 – Quinta-feira
Oficina: O processo de montagem da Cia Código, com o grupo Código
Ministrada pelo diretor Bruno Medsta

30/11- Sexta-feira
Oficina: O Match de improviso no processo criativo do ator
Ministrada pelo diretor Renato Penco

01/12 – Sábado
Oficina: O processo de montagem da Valeu produções, com o grupo Valeu produções
Ministrada pelo diretor Eric Malvão

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Participe do Baixada Encena 2012. É grátis!

Faltam apenas dez dias para o Baixada Encena 2012 !!! Participem do maior evento teatral regional do estado. É gratuito !!! Confira a programação e movimente-se!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Túnel do tempo

No dia 22 de novembro, terá início a quinta edição do Baixada Encena. A cidade anfitriã este ano será Nova Iguaçu, que receberá a mostra de artes cênicas na Casa de Cultura e no Colégio Municipal Monteiro Lobato. 

Em 2011, o palco foi montado na cidade de Paracambi e levou para o município o ilustre teatrólogo Amir Haddad, pai do Teatro de Rua Brasileiro. Na edição, também foi  realizado, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ de Nilópolis, um documentário com artistas, produtores e gestores públicos durante a ação.

Confira o resultado:


domingo, 11 de novembro de 2012

Contagem Regressiva para o Baixada Encena 2012


Faltam apenas 11 dias para a chegada do Baixada Encena 2012. A quinta edição da mostra de artes cênicas  vai levar a Nova Iguaçu dez espetáculos gratuitos até o dia 1º de dezembro. As montagens são todas produzidas por grupos da Baixada, que vivem a arte com o olhar diferenciado da região.

Mais do que uma mostra de artes cênicas, o Baixada Encena é uma rede  que se propõe a fortalecer e divulgar os movimentos artísticos e culturais dos 13 municípios da Baixada. O encontro, considerado uma das maiores ações regionais do Estado, atraiu mais de 30 mil espectadores nas últimas quatro edições.

O primeiro espetáculo desta edição, a montagem O Pequeno Grande Circo Brasil, prestará uma homenagem mais do que merecida aos pequenos circos que ainda fazem a alegria de muita gente pela Baixada e pelo mundo afora. A peça será encenada pelo grupo Ceta no dia 22 de novembro, às 15h,no Colégio Municipal Monteiro Lobato (Rua Professor Paris, s/nº, Centro). É bom lembrar que a entrada é gratuita. Programe-se e participe!


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Nova Iguaçu sediará Baixada Encena 2012

Uma rede com nove cidades representadas, centenas de artistas e agentes culturais: este é o Baixada Encena! 

A partir do dia 22, Nova Iguaçu sediará um novo conceito em resistência cultural. Durante dez dias, companhias teatrais da Baixada Fluminense tomarão o palco da Casa de Cultura para apresentar espetáculos produzidos na região.  A quinta edição do Baixada Encena reunirácentenas de artistas e agentes para contribuir no fortalecimento de uma identidade “baixadense” no modo de produzir e sentir cultura. Serão três montagens de classificação infantil e sete direcionadas para o público adulto, todas com entradas gratuitas. As apresentações acontecerão na Casa de Cultura da cidade (Rua Getúlio Vargas, 51, Centro) e no Colégio Municipal Monteiro Lobato (Rua Professor Paris, s/nº, Centro).

Confira a programação para os primeiros cinco dias de espetáculo:

22/11 - Quinta-feira

15h – Livre – “O Pequeno Grande Circo Brasil”, do grupo Ceta de Nova Iguaçu
Local: Colégio Municipal Monteiro Lobato, Rua Professor Paris, s/nº, Centro.

23/11- Sexta –feira

20h- Adulto – “As Artimanhas do Bom Enganador”,  da Cia de Arte Popular de Duque de Caxias
Local: Casa de Cultura de  Nova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro

24/11 – Sábado


20h – Adulto – “ Pária”, do grupo Queimados Encena
Local: Casa de Cultura de  Nova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro

25/11- Domingo

16h – Infantil – “O livro mágico da Emília”, com a cia Cochicho na Coxia, de Mesquita
Local: Casa de Cultura de Nova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro

26/11- Segunda-feira

 
20h – Adulto – “Inimigo do Povo”, com a Cia Código de Artes Cênicas de Japeri
Local: Casa de Cultura de  Nova Iguaçu, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro